top of page
EQUIPE
Depoimentos dos integrantes do espetáculo
O INÍCIO
Pesquisa com Gaby Muñoz
DRAMATURGIA
Criação do Roteiro com Ana Flávia Garcia
O espetáculo Cria tem seu embrião gerado na pesquisa e intercâmbio das atrizes Caísa Tibúrcio e Nara Faria com a artista mexicana Gabriela Muñoz, que se dedica à investigação do silêncio como um recurso cênico capaz de gerar uma comunicação universal. Durante dessa primeira etapa da pesquisa, sob a coordenação de Gabriela, foi investigada a utilização de recursos de iluminação para a criação de imagens poéticas e produção de conteúdo resultante das inquietações das intérpretes. Criou-se um repertório temático, com acervo de referências de textos e de imagens que daria origem à montagem.
CAÍSA TIBÚRCIO EM ENSAIO
Ao final de dois meses de maturação deste repertório, entra no processo a artista brasiliense Ana Flavia Garcia, que investiga os elementos da comicidade, do gesto à narrativa e é autora do conceito de dramaturgia de Síntese, para fazer a direção teatral do espetáculo, bem como sua dramaturgia.
IMAGENS DE REFERÊNCIA
Escher
Evolução
A Terra é a Vida
Imagem inspirada na "criação do homem" de Michelangelo
Com a chegada de Ana Flávia Garcia no processo, nós abandonamos a ideia de espetáculo não-verbal. Era necessário o uso da palavra para a comunicação acerca de algumas complexidades abordadas.
Concebemos juntas a ideia de um cenário em que, ao mesmo tempo em que as personagens se sentiam estagnadas, presas a (e de) um determinado esquema, elas se deslocavam pelo espaço alternando configurações de relações de poder entre elas e o ambiente.
A dualidade, a polarização, a ideia de opostos que se complementam , trouxe a imagem da GANGORRA GIRATÓRIA, e de uma dramaturgia que partisse da imobilidade à amplitude expansiva.
A partir destas definições e de nossas referências e inquietações, Ana escreveu o texto com a seguinte estrutura:
(imagem à direita)
CENÁRIO E FIGURINO
Por Roustang Carrilho
Referências para criação
da gangorra
A maquiagem poderia ser vista como naturalista, não fosse a ausência das sobrancelhas.
Construção da gangorra e serralheiros em momento de testagem
TRILHA SONORA
Composta por Decio Gorini
Processo de criação da trilha sonora original em ensaio e estúdio
Artigo publicado na revista Dramaturgias (2017) sobre a musicalidade e ressonâncias do espetáculo Cria.
bottom of page